domingo, 2 de setembro de 2012

Embriogênese somática

Produzir sementes em qualquer época do ano, na quantidade desejada, com a certeza do potencial genético de sua planta. Pode parecer um sonho mas pode ser real por meio da cultura de tecidos.

A embriogênese somática consiste na formação de um embrião, sem que haja fecundação e a partir de células somáticas (células não reprodutivas), sendo este embrião semelhante ao produzido na embriogênese zigótica.

Primeiramente devemos recapitular como se forma um embrião zigótico.

A embriogênese é uma das etapas mais importantes no ciclo de vida das plantas. O processo se inicia com a dupla fertilização, em angiospermas, seguido pela determinação dos três eixos embrionários (longitudinal, lateral e radial), e uma sequência de alterações na morfologia do embrião, passando pelos estádios globular, cordiforme, torpedo e cotiledonar. Posteriormente, proteínas de reserva são acumuladas no embrião. Algumas espécies, no caso da maioria das plantas cultivadas,passam pelo processo de desidratação e entram em dormência. Os processos que ocorrem ao longo da embriogênese são regulados por numerosos fatores, incluindo fitormônios, enzimas e outras substâncias importantes para esta rota morfogenética. 

A embriogênese somática é portanto um processo análogo à embriogênese zigótica. Esse processo envolve uma série de estádios de desenvolvimento, que se aproximam da seqüência de eventos observados na embriogênese zigótica. As similaridades entre os dois processos envolvem aspectos morfológicos, bioquímicos e moleculares, incluindo a expressão protéica, gênica e diferentes metabólitos. Em virtude dessas similaridades, vários estudos têm buscado marcadores comuns dos diferentes estádios do desenvolvimento da embriogênese somática e zigótica .

O uso da embriogênese somática é ainda mais salutar para espécies arbóreas que demoram para atingir a maturidade, possuem um ciclo longo de produção da semente, sendo este bem irregular. Destacam-se as
altas taxas de multiplicação clonal, o desenvolvimento dos meristemas caulinares e radiculares simultaneamente, a possibilidade de produção em larga escala em biorreatores, síntese de metabólicos secundários, e a produção de sementes sintéticas, apropriadas para a criopreservação.

Sequencia do desenvolvimento do embrião somático em Passiflora cincinnata (Rocha et al. 2011)

REFERÊNCIAS:

Rocha DI, Vieira LM, Tanaka FAO, Silva LC, Otoni WC (2011). Somatica embryogenesis of wild passion fruit species Passiflora cincinnata Masters: histocytological and histochemical evidences. Protoplasma DOI 10.1007/s00709-011-0318-x

Nenhum comentário:

Postar um comentário